terça-feira, fevereiro 23

Memória timesdors: História da SER União de Passo Fundo

   

     A Sociedade Esportiva e Recreativa União foi fundada no dia 11 de junho de 1960 na Vila Santa Maria em Passo Fundo na residência do senhor Antônio Pinheiro. Tinha como objetivo maior, congregar os moradores daquele bairro, pois já populoso, necessitava de uma entidade que proporcionasse laser e esporte para a comunidade local.

 
   As cores foram escolhidas para agradar gremistas e colorados, mas o uniforme era predominantemente vermelho.
    O União iniciou suas atividades esportivas por volta de 1963 com um grupo de veteranos que apenas participavam de torneios no período de recesso dos clubes nos campeonatos citadinos de futebol. Mesmo assim figuravam em torneios fora de Passo Fundo, com algum destaque.
    Em 1965 o tricolor filiou-se à Liga Passo-fundense de Futebol e participou do primeiro campeonato varzeano nesse mesmo ano, chegando em quarto lugar no certame. Já, no ano seguinte, 1966 no mesmo campeonato classificou-se em segundo lugar, tornando-se vice-campeão.
    Seus maiores rivais eram o Grêmio Atlético Planaltina, o Independente Grêmio Atlético de Amadores, Santos Futebol Clube e os clubes rivais do Bairro Santa Maria, o Sport Club Santa Cruz e a SER São Paulo que compartilhavam com o União o antigo "Campo dos Patussi", local utilizado para treinamentos e jogos amistosos.

Grandes Títulos

     O SER União guardava com todo o carinho o título conquistado em 1966, tendo superado equipes tradicionais do futebol gaúcho como o GER 14 de Julho, SC Gaúcho e Independente GAA. Foi Campeão Juvenil da cidade, conquistando-o entre oito outras agremiações. Outra grande conquista  ocorreu em 1967 quando sagrou-se Campeão Varzeano por antecipação, tendo disputado com outras 14 agremiações. Em 1968 foi vice-campeão.

Amador

     Em 1969, ano da primeira conquista regional de amadores estava sob a presidência do esportista Antônio José Mafessoni, vice Vitor Hugo Lacerda, 1º secretário Jerônimo Valmir Mendes, 2º secretário Nathanael Matias, 1º tesoureiro Guerino Pagnussat, 2º tesoureiro Reny Oscar Mafessoni, Conselho fiscal: Setembrino Dill, Segundino Gonçalves, José Marques vieira e suplentes, Fredolino dos Santos Souza, Consultor Jurídico Manuel Portella, Diretor de futebol Arlindo mendes e as grandes conquistas deram-se com o técnico João Pedro Nunes, que levou o clube a conquista de campeão regional de Amadores em 1969.
     O plantel era formado pelos seguintes jogadores: Rogério, João Carlos, Orlando, Antônio, Paulo, Ivo, Telmo, Altair, Dorocindo, Getúlio, Justino, Ivan, Valmir, Luis Carlos, Nílson, Segundo, Alcides, Darcy, Nathanael, Anildo, Jorge e Luiz.
     No ano seguinte, 1970, nova conquista do Regional de Amadores. Na oportunidade o clube disputou a competição contra os co-irmãos passo-fundenses Planaltina, Santos e Independente e clubes de cidades vizinhas como Colorado de Não-Me-Toque, Grêmio Marau, Guarany de Marau, América de Tapera, Rodoviário de Carazinho.
     A década toda foi do União até que o clube foi perdendo força a ponto de não maios disputar o certame citadino nos anos 1980 e nunca mais retornar ao futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário