quinta-feira, fevereiro 11

Colosso da Lagoa de Erechim/RS

Nome: Olímpico Colosso da Lagoa
Cidade: Erechim/RS

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1932 - Centro
Clube: Ypiranga Futebol Clube
Capacidade: 22 000 espectadores
Dimensões do Gramado: 110m X 80 m
Inauguração: 02.09.1970 - Grêmio 0 X 2 Santos/SP
Status atual: ativo.
Público recorde: aproximadamente 30 000 no jogo Ypiranga 0 X 2 Internacional em 18.08.1974.
Primeiro gol: Pelé (Santos)

     O Estádio Colosso da Lagoa, pertencente ao Ypiranga de Erechim é o segundo maior estádio  do interior gaúcho.
     Construído no final da década de 1960 e inaugurado em 1970, o caldeirão do canarinho substituiu o antigo "Estádio da Montanha" que já não atendia mais às necessidades do clube que nesta época já era integrante da elite do futebol estadual e a cidade de Erechim que estava em amplo desenvolvimento. Teve uma pomposa inauguração, com a presença de importantes clubes regionais, brasileiros e até um representante argentino: Participaram da festa: Grêmio, Santos, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Independiente, Esportivo, Ypiranga, Tágua e Atlântico.
    O primeiro gol do novo reduto canarinho entrou para a história do futebol mundial, pois foi marcado pelo maior jogador de todos os tempos. Pelé marcou seu gol de 1040, em uma vitória de dois a zero sobre o Grêmio.
     Ao longo da história foi palco de três Gre-Nais: em 2009, 2010 e 2013.
    Em 2013 recebeu de presente do SC Internacional duas mil cadeiras do antigo Beira-Rio, que estão estaladas nas sociais e hoje pintadas de branco.
   Em 2014 uma goleada de quatro a um sobre o Avenida de Santa cruz do Sul recolocou o Ypiranga na elite do futebol gaúcho e trouxe de volta as grandes partidas ao Colosso.
    No ano de 2015 viu o clube de Erechim conquistar o tão acesso à Série C do Campeonato Brasileiro numa vitória heroica sobre a Caldense/MG nos pênaltis.







Fontes:
- Google Maps
- Wikipedia
- grenais.com.br
- Clicrbs



Nenhum comentário:

Postar um comentário