Um grupo de trinta idealistas reuniu-se às vinte horas do dia 12 de dezembro de 1939, no salão do antigo Café Assoni para fundar uma sociedade recreativa. Para presidir os trabalhos, foi conclamado senhor Virgílio Massolini. Este convidou o senhor João Arroque Filho, para secretariar os trabalhos e redigir a respectiva alta. Na verdade eram pessoas que pretendiam sob as cores azul, branco e preta, hoje azul e branca, constituir um clube de diversões de caráter familiar, para disputar jogos de futebol na região. Assim nasceu o Grêmio Recreativo Gaúcho, hoje Clube Social e Cultural Gaúcho.
Dificuldades e obstáculos foram superados, fazem com que a tradição de paixão e glória se tornasse uma questão de família.
Eis a relação dos trista fundadores do Gaúcho, cujas figuras ficaram indelevelmente marcadas para a história do clube: Afonso Martinneli; Alberto Alban, Alberto Peter, Amantino Montanari, Antônio REal So, Batista Zanella, Bortolo Favero, Dionísio Assoi, Dionísio Soccol, Elias Zanatta, Elírio Deitos, Ernesti Franciosim Ernesto Zago, Gabriel Grando, Germano Dalla Costa, Germano Variani, Gervásio Camargo, Guerino Moccelin, Guerino Zanuso, João Arroque Filho, João Zanini, Laurindo Marroco, Leonel Morás, Ludovico Silvestri, Mery Beltrame, Pedro Ghellen, Sestílio Assoni, Valentim Dall'Agnol, Vitorino Dall'Agnol e Virgílio Massolini.
Inaugurou seu campo de futebol em 1950. Inicialmente era chamado simplesmente pelo nome de "Campo do Gaúcho", mais tarde recebeu o nome de "Estádio Sulina". A partir deste fato, houve um crescimento no futebol do alvi-azul serafinense que logo tornou-se uma das equipes mais fortes da região.
Venceu a "Primeira Copa dos Municípios" na década de 1950, quando disputou com os tradicionais Esporte Clube Fortes e Livres de Muçum e o Grêmio Esportivo Juventude de Guaporé.
Grêmio Recreativo Gaúcho Campeão da "Primeira Copa dos Municípios". Em pé - Mingiunho, Taparo, Vilson, Busatto, Carijó e Bruno. Agachados - Jones, Viccari, Titi, Aldo e Mariotti. |
Por vários anos participou do Estadual de Amadores, como no caso de 1964, 1966. Com participações medianas no certame.
.Jogo de entrega de faixas do título de Campeão Estadual de Amadores 1981, ocorrido em 1982 em Serafina Correa. Fonte: Nelcídio Roberto Alban. |
Depois de permanecer muitos anos na tradicional sede (1939-1972) instalou-se definitivamente na Avenida Miguel Soccol, 2157, onde construiu sua nova sede, orgulho não só de seus associados e simpatizantes, mas de todos os habitantes de Serafina Correa, pois possui um clube moderno, com canchas de bochas, bolão, quadra de futebol, boate, salão de eventos, restaurante, tendo sido inaugurado em 1978.
Foto da fachada da sede do Clube Gaúcho em 1989. Fonte: livro "Serafina Correa, Seu Tempo, Sua Gente" |
Foto da modernizada fachada da sede do Clube Gaúcho em 2018. . |
Muitas foram as conquistas do C.S.C. Gaúcho, mas a maior e mais importante delas foi o de Campeão Absoluto de Amadores da Primeira Categoria do Rio Grande do Sul 1981, conquistado em 10 de janeiro de 1982 no antigo Estádio Olímpico em Porto Alegre.
Participou ainda do Estadual de Amadores em 1982, 1983 e 1988. Na década de noventa disputou a Primeira categoria em 1992. Logo em seguida obteve dois vice-campeonatos da Divisão Especial: 1995 e 1996.
Em 2002 conquistou brilhantemente o título do Campeonato Gaúcho de Várzea, no Estádio da Puc com a final transmitida ao vivo para todo estado pela TVE RS. Foi o último grande título do alviazul serafinense.
Sua última participação no extinto Estadual de Amadores foi no ano de 2008. Deste ano em diante o clube mantém-se inativo.
Em 2002 conquistou brilhantemente o título do Campeonato Gaúcho de Várzea, no Estádio da Puc com a final transmitida ao vivo para todo estado pela TVE RS. Foi o último grande título do alviazul serafinense.
Sua última participação no extinto Estadual de Amadores foi no ano de 2008. Deste ano em diante o clube mantém-se inativo.
Gaúcho em jogo válido do pelo Estadual de Amadores no início da década de 1980, no antigo Estádio Olímpico. Fonte: Nelcídio Roberto Alban. |
Gaúcho de Serafina em jogo amistoso contra os juniores do Grêmio na preliminar de Grêmio e Atlético-MG em 1982. Fonte: Fernando Santoro. |
Gaúcho em meados de 1960. |
CSC Gaúcho na década de 1970. |
Registro fotográfico do amistoso do Gaúcho com os juniores do Sport Club Internacional de Porto Alegre, ocorrido no final da década de 1950. |
O então Grêmio Recreativo Gaúcho de Serafina Correa provavelmente no final da década de 1940 ou início da década de 1950. |
Gaúcho da década de 1960. |
Gaúcho em jogo válido do pelo Estadual de Amadores em 1982, em preliminar da final do Campeonato Brasileiro entre Grêmio e Flamengo, dia 24 de abril, no Estádio Olímpico |
CSC Gaúcho na década de 1980. |
Fernando Santoro (Rede Social)
Fanton, Orides - Serafina Correa, Seu Tempo, Sua Gente
Arquivos de Telmo Paravisi Machado
Tinhamos um goleiro incrível, Renato e o goleador Nelcidio que tinha um chute pontentissimo. Desculpem os demais do elenco,formou-se um grande time. Lamento na época não termos um cônsul de futebol, poderiam muitos destes atletas seguirem carreira em clubes profissionais. Um grande abraço a todos. - Gide Gasparotto (Porto Alegre-RS).
ResponderExcluir