segunda-feira, junho 4

Contos do Futebol Gaúcho - O Jogo que Paulo Lumumba decidiu



O Jogo que Paulo Lumumba decidiu

C.E. Aimoré (São Leopoldo)


Em 1962, um ano após o Internacional de Porto Alegre, sagrar-se campeão gaúcho, algumas equipes batalhavam para conquistar o título. Os problemas iam crescendo do lado do Inter, e antes que a temporada terminasse, Sérgio Lopes, ex-juvenil do São Paulo, manifestava a sua intenção de voltar ao seu clube de origem, e, dizendo que não suportava mais o clima da cidade, realmente deixou Porto Alegre (voltando no ano seguinte, mas para o Grêmio). Mesmo assim parecia que o time ainda seria o campeão da temporada, bicampeão - até que apareceu o terrível jogo contra o Aimoré, de São Leopoldo.
O Inter precisava só de um empate para ganhar o título por antecipação, e na edição da véspera, dia 8 de dezembro de 1962, a "Folha da Tarde" apresentava uma ilustração muito esclarecedora do chargista Sampaulo: um Saci Pererê (o Inter) quase atravessando uma linha de chegada, enquanto um mosqueteiro (o Grêmio) segura o arco e a flecha para um índio (o AIMORÉ), na direção do corredor. E não é que daria certo?
O Aimoré ganhou por 3 a 1, um gol de Balzaretti e dois de Paulo Lumumba (homenagem a Patrice Lumumba, presidente do Congo Belga, hoje Zaire), o sergipano Paulo Otacílio de Souza, nascido no dia 22 de junho de 1936 em Aracaju, onde começou a jogar no Confiança, passando depois pelo América de Natal, Comercial de Ribeirão Preto e São Paulo, até chegar ao Grêmio no dia 27 de maio de 1961.
Desprezado após pouco mais de meio ano, emprestado ao Aimoré, foi Lumumba - goleador da temporada, 13 gols, ao lado de outro ex-atacante do Grêmio, do Floriano, hoje NOVO HAMBURGO, o matador, que tirou do Inter e deu o campeonato de 1962 ao Grêmio.
Terminada a partida com o Aimoré, o goleiro do Inter, Gainete, atravessou todo o campo e cumprimentou, silenciosamente, o técnico vencedor. Era Carlos Froner. 
Antes do clássico extra, Grêmio e Inter tinham 12 pontos perdidos  (contra 14 do Guarani), com 13 vitórias seis empates e três derrotas do Grêmio, e 14 vitórias, quatro empates e quatro derrotas do Inter. A dupla Gre-nal terminou empatada o campeonato de aspirantes com um ponto perdido cada.

Texto extraído do Livro:  Campeonato Gaúcho, 68 anos de História, de Cláudio Dienstmann


Paulo Otacílio de Souza, mais conhecido como Paulo Lumumba nascido em Sergipe, em 1936 e falecido em 21 de agosto de 2010, foi um futebolista brasileiro, ídolo do Grêmio na década de 1960. Jogou ainda na Associação Desportiva Confiança-SE, São Paulo Futebol Clube-SP, Fluminense Foot-ball Club-RJ e no Clube Esportivo Aimoré-RS. Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário