segunda-feira, fevereiro 1

Estádio Baixada Rubra de Erechim/RS

Nome: Baixada Rubra
Cidade: Erechim/RS

Endereço:
Clube: Clube Esportivo e Recreativo Atlântico/Atlântico Foot-Ball Club
Capacidade: 3000 espectadores
Dimensões do Gramado:
Inauguração:  31.03.1940 - 15h 30 min - Atlântico FBC 2 X 3 SC Gaúcho de Passo Fundo
Status atual: extinto. Demolido em 25.05.1991
Público recorde:
Primeiro gol: Papagaio do SC Gaúcho aos 21 min do 1º tempo



     Em março de 1940 o então Atlântico Futebol Clube inaugurava seu campo em um jogo contra o Sport Club Gaúcho de Passo Fundo, que na ocasião ostentava o título de Campeão Serrano de 1939.   
     O convite para o "prélio" foi feito ao clube passo-fundense e deveria ter acontecido semanas antes, mas devido a chuvas torrenciais na região, a estrada que ligava os dois municípios estava intransitável e isto causou adiamento da partida.  Devido a importância da inauguração a imprensa de várias partes do estado se fez presente. Repórteres do Correio do Povo, Diário de Notícias, A Nação e Rádio Farroupilha se deslocaram à José Bonifácio (hoje Erechim) e acompanharam a partida que terminou em três tentos a dois para os visitantes. Coube ao centroavante Papagaio do "mais querido da cidade" a honra de ter marcado o primeiro gol no novo estádio.
     No primeiro ano a Baixada era apenas um campo, cercado de tábuas. No ano seguinte, com o fortalecimento do clube no cenário regional, foi construído um pavilhão para melhor abrigar a torcida que crescia dia a dia com o sucesso do rubro-verde dentro de campo.
     A inauguração do pavilhão social deu-se em 13 de abril de 1941 em partida amistosa contra o Sport Club Internacional de Porto Alegre, que na época possuía uma equipe fortíssima chamada de "Rolo Compressor". O escore final foi de 11 a 3 para o time da capital.
     O estádio esteve ativo até o ano de 1976, quando em uma decisão surpreendente o clube anuncia que iria abandonar definitivamente o futebol. Ficou sem ser utilizado até 1991 quando foi implodido.
     O Atlântico nunca mais retornou às disputas profissionais de futebol de campo.




Pavilhão inaugurado em 1941

Fontes:
- Memórias do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico da Cidade de Erechim - João Antônio Alba
- Jornal O Nacional - Passo Fundo/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário