quinta-feira, julho 17

Memórias timesdors - EC Ouro Verde e o profissionalismo

     Aproveitando a publicação da lista de times profissionais que já disputaram competições pelos campeonatos oficiais da Federação Gaúcha de Futebol ou ainda quando esta chamava-se Federação Rio Grandense de Futebol, pesquisei na internet sobre a questão do Esporte Clube Ouro Verde de Palmeira das Missões que na temporada de 1953 esteve inscrito para disputa da então Segunda Divisão de Profissionais e que por questões financeiras acabou desistindo de participar deste certame.
     Achei numa rede social, mais precisamente nas fotos de uma comunidade do clube algumas informações interessantes:
 
Esta foto podemos ver o E.C. Ouro Verde confraternizando com outro clube não identificado. Aproximando a imagem vemos que o distintivo das camisetas curiosamente tem as iniciais "O.V.F.C."

Aqui uma ficha de inscrição do atleta Luiz Constantino Hostyn inscrito como "não amador", denominação escolhida na época para referir-se ao departamento profissional.

     Sabe-se que nesta época o Ouro Verde disputou o Campeonato Citadino profissional com o Palmeirense, naturalmente e talvez houvesse a possibilidade de o campeão ganhar o direito de ascender ao certame estadual, como ocorria em outras cidades do estado.
     Conforme a tabela do rsssfbrasil, o Ouro Verde estava na chave 2 junto com 14 de Julho de Passo Fundo, Veterano de Carazinho e Ypiranga de Erechim. Já na partida marcada para 6 de setembro de 1953 contra o 14 de Julho foi dado W.O. para a equipe passo-fundense.
     A competição foi vencida pelo Flamengo de Caxias do Sul (predecessor da atual SER Caxias) e o vice-campeonato ficou com o Ferro Carril de Uruguaiana.
     Quanto a este atleta da ficha, hoje senhor, achei um perfil dele na rede. Tentei entrar em contato com ele mas infelizmente não obtive sucesso.
     Cabe lembrar que entre 2001 e 2005 a equipe disputou a Série Prata e a Série Ouro de futsal profissional.

Este o link da ficha do clube neste mesmo blog:
http://timesdors.blogspot.com.br/2014/06/ouro-verde-de-palmeira-das-missoesrs.html

Fontes: http://www.rsssfbrasil.com/tablesr/rs1953l2.htm
Arquivos do Sr Luiz Constantino Hostyn de Palmeira das Missões
Informações de José Luis Soares de Palmeira das Missões

Escudo retirado da fotografia acima - pelo que se sabe o clube nunca se chamou "Ouro Verde Futebol Clube"




Um comentário:

  1. MUITO BACANA ESSAS INFORMAÇÕES DO OURO VERDE TIME AQUI DA MINHA CIDADE, ME ADD NO FACE PRA GENTE CONVERSAR VALEU ABRAÇO. LINK DP MEU FACE https://www.facebook.com/profile.php?id=100002501634688

    ResponderExcluir