domingo, agosto 7

Retratos do Futebol de Salão Gaúcho no fim dos anos 1970 e início dos 1980 I

    Esse post é dedicado ao amigo Carlos Alberto da Rosa Abel (Betinho), ex-jogador de futebol de salão do Grêmio, ACBF e SABI e colaborador deste site. Fotos de um período em que o futebol de salão era praticado em todo o estado do Rio Grande do Sul, numa época em que muitos craques estavam na ativa e faziam a alegria do torcedor apaixonado pela antiga "bola pesada".

ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTEBOL

A primeira equipe da ACBF a ganhar destaque no cenário estadual foi a de 1981. Terminou a primeira fase de forma invicta da Chave C. Em pé: Carazinho (técnico), Quito, Connegatto, Enio Baldasso, Agostinho Facchini. Agachados: João Zani, Betinho, Eltinho, Marquinhos e Betão.
 
Em 1984 a Associação Carlos Barbosa de Futebol disputou o certame estadual somente com jogadores do município, chegando à terceira fase do campeonato. Enfrentou Associação Garibaldi, Bento FC, Niterói de Canoas, entre outros.


 
ACBF de 1988.
    Em 1988 a ACBF garantiu o direito de disputar a Divisão Especial, que seria criada em 1990 e utilizava critérios técnicos de selecionar os classificados para fases semifinais de 1987 a 1989 para compor a recém criada divisão principal do Futsal do Rio Grande do Sul.

 SPORT CLUB INTERNACIONAL

 

Internacional em 1976 no Ginásio Gigantinho.
Em pé: Cláudio Duarte, Eugênio Portillo e Darcio.
Agachados: Dante e Larry Jr


Internacional em 1978.


Internacional em 1982.
Espanhol, Luciano, Aldo, Paulinho Herbert, Luís Fernando, (desconhecido)
Agachados Bolinha, Pio, André Luís, Chinesinho e Gelson



GRÊMIO FOOT-BAL PORTO-ALEGRENSE

Grêmio na primeira metade da década de 1980.

 
Tricolor Gaúcho campeão Citadino de Futebol de Salão 1981. Time montado pelo dirigente Paulo Pelaipe, com a base na equipe do Gondoleiros em que foi diretor de futebol e conquistou importantes títulos.

Em pé: Renato, Paulinho Sarará, Tom, Tito, Tuca, Espanhol, Luís Carlos, Teixeirinha. Agachados: Lico, Dante, Mário, Banana, Marcelo e Nelsinho.

 
Grêmio FBPA campeão do Campeonato Citadino 1981.


Grêmio FBPA campeão do Campeonato Citadino 1981. 


Os anos de 1981 e 1982 realmente foram muito especiais para o futebol de salão do clube. O time era forte não só na categoria principal mas o time juvenil também conseguiu se tornar Bicampeão gaúcho.



Futebol de Salão do Grêmio em 1986.

CAIXA ECONÔMICA

Time da Caixa Econômica (de branco com gola azul) na final da Taça Brasil 1984 contra a Atlântica/RJ. A Caixa ficou com o Vice-campeonato após perder a final por 4 a 3.

 


 

Time da Caixa Campeão da Taça Cidade de Porto Alegre em 1981.


SOCIEDADE GONDOLEIROS - PORTO ALEGRE

Em 1979 o Gondoleiros venceu o Internacional na final do Citadino pelo placar de 1 a 0. O jogo aconteceu no Ginásio do Colégio Rosário, com gol de Pauletti aos 18 minutos do segundo tempo.  

Em Pé: Dorneles, Pauletti, Karipô, Mangueira, Moreira, Índio, Espanhol, Cocão. Agachados: Beto, Ferreirinha, Zé Luiz, Pio, Marquinho, Barata e Daison.

 

Campeão Estadual:

Gondoleiros de 1979, Campeão  Estadual- Em pé: Dema, Luso, Moreira, Zé Luís, Barata, Ernani, Espanhol , Izandir, Pelaipe. Agachados: Cocão , Pio, Marquinhos, Dornelles, Pauletti e Daison.

Gondoleiros no final da década de 1970: Dornelles, Ìndio, Baratta, Zé Lauri e Ferrerinha.



TERESÓPOLIS TÊNIS CLUBE

Teresópolis Tênis Clube em 1976.
 

ESPORTE CLUBE CRUZEIRO

Equipe principal do Cruzeiro na quadra do Colégio Rosário, na década de 1980.

 

Cruzeiro no Campeonato Citadino de 1987.

TRISTEZENSE FUTEBOL CLUBE



SOCIEDADE AMIGOS BALNEÁRIO IPANEMA - SABI 

Juvenil da SABI em 1970 - Em pé: Renatinho, as três princesas, Pedro (goleiro)
Agachados: Juarez, Márcio, Beto Loth, Beto Porporati e Celso.

 

Formação clássica da SABI em 1979 - Em pé: Nelson, Osvaldo, Tatão, Dante, Mário e Beto Viana. Agachados: João, Fred, Nilo, Claudinho, Beto Loth, e Betinho.




4 comentários:

  1. Muito feliz em relembrar momentos tão importantes do futebol de salão porto-alegrense, anos 70 e 80.
    Obrigado ao gestor do blog por reunir material tão expressivo da época. Agradecido por ter vivido todas as emoções daqueles tempos.

    ResponderExcluir
  2. Que prazer ver meu pai índio em uma das publicações no grêmio no gondoleiros e outros times

    ResponderExcluir