domingo, maio 10

Esporte Clube 15 de Novembro de Vila Sério, uma parte da história...


Gilmar Mallmann

Em pé:Airton-Paulo-José-Valmir-Rogério-Mário-Roberto-Dirceu-Alduíno-Ivanir-Ildo
Agachados:Juvil-Milton-César-Paulinho-Zé Beto-Dércio-Nilo-Frei Élvio
  

     É uma sociedade esportiva em Sério – conforme o Álbum do Jubileu - Lajeado 1891-1966, sendo presidente João Felício Gusson.
    Um grupo de pais que desejavam oferecer aos filhos a opção pelo futebol já se reunia antes de 1945.
    Fundado oficialmente em 15 de novembro de 1946, conforme extrato do Estatuto publicado no Diário Oficial do Estado no dia 15-04-1948, tem por fim promover jogos esportivos cultivando de preferência o “foot-ball”. Sua sede social será em Vila Sério, sede do 4º distrito do município de Lajeado, Estado do Rio Grande do Sul.
    Teve como sócios fundadores: Affonso João Schidt – dentista; Augusto Guth, Arthur Jacob Blasi, Aloysio Dresch – industrialistas; Frederico Arnoldo Weber, José Sartori, Selverino Guilherme Corbellini, Arduino Heitor Corbellini, Arnaldo Francisco Corbellini – do comércio; Adalberto Miguel Schauren, Waldemar Heriberto Schauren, Arno Deves – funcionários públicos; Valentim Benno Weiler, Rodolfo Chemin, Aloysio Egydio Haak, José Carlos Bard, Alberto Bard, Hermes Cetollin, José Osvino Weiler, Alberto Sartori, Paulo Cemin, Guilherme Franck, Armelindo Ariotti, Carlos Aloysio Schmidt, Laurindo Blasi, Natalino Vetorello, Affonso Pedro Schmitt – agricultores; Primo José Rossini – ferreiro; João Baptista Mattei – sapateiro; Oscar Arnhold – marceneiro; Antonio Casemiro Danieli – curtidor; todos brasileiros, residentes em Vila Sério, município de Lajeado.
    O extrato do Estatuto, do dia 25-02-1948, foi assinado pela seguinte diretoria: presidente: Valentim Benno Weiler; vice-presidente: Primo José Rossini; secretário: Affonso João Schmidt; tesoureiro: Adalberto Miguel Schauren; conselho fiscal: José Sartori, Alberto Sartori e Theobaldo Westenhofer; e capitão geral: Arnaldo Corbellini.
    O primeiro campo foi no potreiro de Arnaldo Weber. Um decênio depois, na propriedade da família Schauren foi montado um campo melhorado, com espaço também para a torcida, sendo efetuado um grande aterro no local, pois ali havia uma área de banhado. Na década de 1960 e no início dos anos 70, foram realizadas obras de melhoria e instalação dos primeiros vestiários, compra de madeira e arame para o cercado e colocação de bueiros para esgotar água. Em 1979, foi iniciado o cercamento do campo. Já em 1981, se iniciou a construção de novos vestiários. No ano de 1996, iniciaram-se as tratativas para compra da área, sendo que no dia 20/08/1997, data histórica para a entidade, foi assinada a escritura de compra da área de terras com a superfície de 18.043,00m², onde se encontra a atual sede do clube. No ano de 2002, foi efetuada uma reforma geral no campo, sendo colocadas 481 cargas de aterro, aproximadamente 1924m³ de material. Lembrando que, a sede do E.C. 15 de Novembro foi palco de todas as partidas dos campeonatos amadores disputados após a emancipação, sendo inclusive, nas primeiras décadas de existência, local de realização de missa campal nas festas do clube.
    Em 1962, o time conquistou o 4º lugar no torneio organizado pelo Clube Esportivo Lajeadense, disputando quadros de Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul. Em 12/06/1976, se classifica para disputar o título do campeonato amador de Lajeado, contra o E.C. Brasil de Marques de Souza. Após dois empates nas partidas disputadas em Marques de Souza e Sério, foi necessária uma partida extra, que foi realizada dia 11/07/1976, no Estádio Florestal em Lajeado. Para esta decisão, foi organizada uma excursão com 3 ônibus, sendo que os jogadores já iriam de manhã. Mas o clube acaba perdendo o jogo decisivo para o E.C. Brasil de Marques de Souza pelo placar de 2 x 1, ficando com o vice-campeonato. Em 1977 participou da Copa Arizona, tradicional torneio na década de 70 que envolvia clubes amadores de diversas regiões, tendo perdido a etapa regional para a forte equipe da Olvebra. No ano de 1981, foi vice-campeão regional, perdendo o título em casa para S.E. Palmense de Palmas por 2 x 0, após ter empatado a primeira partida em Arroio do Meio em 1 x 1. Em 1983, finalmente a grande conquista, disputando novamente o campeonato amador de Lajeado, se classificou para o quadrangular final juntamente com o atual campeão Nacional FC de Forquetinha, Grêmio 5 de Junho de Boqueirão do Leão e Santa Clara FC de Santa Clara do Sul, então distritos de Lajeado, deixando para trás as fortes equipes dos bairros da sede municipal. O jogo que garantiu o título se deu na praça esportiva do Nacional FC após uma vitória de 2 x 0, com um gol de Krin e outro do centroavante Roberto Schneider, tendo disputado esta partida final com a seguinte escalação: Dirceu Reginatto; Roberto, Mário Schneider, Valmir Corbellini e Nilo Sartori; Villa, Zé Beto Sartori e César Sartori; Paulinho Lazzaron, Roberto Schneider e Krin. Interessante registrar que, este campeonato iniciou em 1983, mas terminou somente em 19/08/1984, fato comum naquela época quando se iniciava em um ano e terminava somente no ano seguinte. Após o jogo, muita comemoração, sendo que no dia 22/09/1984 houve uma grande festa com churrasco, a tarde partida preliminar, depois cerimônia de entrega das faixas de campeão em partida amistosa contra o E.C. Linha Santa Cruz, campeão do Vale do Rio Pardo, e seguindo à noite com janta e após baile. Teve inclusive o sorteio de uma rifa, sendo que o prêmio principal era uma das faixas de campeão amador de Lajeado. Nas décadas de 1990 em diante, com a emancipação de Sério e as disputas dos campeonatos amadores no novo município, se tornou o maior vencedor com 5 títulos municipais, conquistando o primeiro em 1993 e o último em 2004, além da Copa Regional Vale do Forquetinha em 2006 e outras taças pela região.
    Seus antigos atletas se destacaram em outros clubes amadores como Élio e Imério Corbellini; Juvil Maffi; Arduíno Ariotti (por mais de 30 anos); Darcílio, Daicir e Dario Kunzler – cfe O Informativo de 7-12-1978, quando a entidade era presidida por Ivanir Sartori, vice-presidente Nilo Danieli, tesoureiro Victorino Danieli, secretário Celso Dresch e treinador Arthêmio Danieli.
    Conforme livro de atas, teve como presidentes a partir de 1970: Nilo Danieli, Dionísio Ruggeri, Juvil Maffi, Ivanir Sartori, Jaime Sartori, Ivanir Sartori, Ildo Sartori, Ivanir Sartori, Juvil Maffi, Darcy Sartori, Pedro Becker, Celso Dresch, Dionísio Ruggeri, Florentino da Silva, Décio Blasi, Florentino da Silva, Ivanir Sartori, Nilson Ariotti, Marciano Favaretto, Jelso Danieli, Nilson Ariotti, Jelso Danieli, Grasiel Sartori, Alexandre Corbellini e para 2020/2021 é Fernando Ruggeri.

Demais fontes:
- Resgatando a História de Sério;
- Documentos do clube.






Nenhum comentário:

Postar um comentário