sexta-feira, abril 15

Memória timesdors - Fotos Históricas do Ferroviário de Pedro Osório /RS

     
  
     Recebemos um presente do Sr Gino Orselli, gaúcho de Pedro Osório e hoje residente em São Paulo-SP: fotos do Ferroviário Foot-Ball Club de Pedro Osório nos primeiros tempos em que o clube foi fundado.
     A seguir seguem os dois raros registros históricos prestes a completarem um século de história e as memórias de Gino:

   " Na primeira vez que fui a um jogo de futebol de verdade, com pessoal uniformizado, eu deveria ter uns 7 anos de idade (hoje tenho 60) e lembro de perguntar ao meu pai:
"Pai, por que eles não estão usando touca?", ao que ele respondeu : "Ora, não se usa!".
     A pergunta foi por causa da foto do meu avô como atleta do Ferroviário Futebol Clube. Naquela época, eu achava que toda a equipe profissional "uniformizada" deveria também usar touca, porque o time do meu avô usava. Eu tinha já uns 15 anos ou mais e ainda achava estranho os caras não usarem touca como parte do uniforme... "

     "Meu avô, Ramão Orselli, era o sexto homem em pé, contando-se da direita para a esquerda. Ao lado do meu avô (à direita dele) está um jogador mulato, que também usava touca. Meu avô usava nessa foto, um boné com aba, do tipo "ferroviário". Ele tornou-se maquinista da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), em Pedro Osório-RS, daí sua predileção pelo Ferroviário Futebol Club. Aliás, creio eu que todo o time trabalhava na Viação Férrea."

Ferroviário FBC de Pedro Osório em 1922
     A segunda foto também é do Ferroviário Futebol Club de Pedro Osório-RS. A data precisa não tenho, mas estimo que seja de 1923. Depois que o meu avô casou-se, ele se dedicou à carreira como maquinista da Viação Férrea e então deixou o time.
    

Ferroviário FBC de Pedro Osório e outra equipe não identificada, provavelmente em 1923.Ramão Orselli estava usando boné com aba, era o terceiro, fazendo-se a contagem da direita para a esquerda
    "Nela, o  Ferroviário é o time que está em pé atrás e o adversário é o time que está na frente, agachado. Infelizmente, não guardei o nome do time adversário. Este time usava um emblema com um coração na camiseta."

Ainda sobre a cidade de Pedro Osório 

   O Sport Club Piratini tinha o nome da localidade, porque nessa época não existia o que o hoje é Pedro Osório/RS.
     Na verdade, aquela aglomeração humana começou com o nome de "Estação Piratini", em torno da estação ferroviária. A Estação Ferroviária tinha o nome de "Estação Piratini"  porque lá cruza o rio Piratini.  O local era o Segundo Distrito do Arroio Grande/RS. Cresceu um pouco e se tornou a "Vila Olympo". Mais tarde emancipou-se do Arroio Grande e se tornou o que hoje conhecemos como Pedro Osório/RS. Natural, portanto, que um dos times locais tivesse o nome de "Piratini". Na verdade, o nome deveria ser "Piratinin" e não Piratini. A palavra é originária do tupi ou nheengatu, (Pirá = Peixe; Tinin = barulhento). 
     Meu bisavô construiu a primeira ponte de madeira sobre o rio Piratini naquela localidade (Entre Estação Piratini e Cerrito) e devo registrar que ela durou mais tempo do que a ponte de concreto que a sucedeu. O problema lá é que o Piratini sempre foi um rio muito  turbulento e as enchentes eram uma constante. Acho que o meu bisavô italiano escolheu aquele lugar, porque o Piratini certamente lembrava-o do velho Sèrchio, um rio turbulento que sempre causou enchentes e estragos em Lucca, na Itália. 
     Meu avô narrou sobre uma enchente que certa feita, quase submergiu a cidade e o único prédio a salvo foi a igreja velha e para lá levaram os documentos do Cartório de Registro Civil, ou tudo se perderia.
      Meus parentes em Pedro Osório perderam quase todas as memórias fotográficas de família, por causa das enchentes. 
     No ano passado levei para eles fotografias centenárias que tenho e os fiz felizes ao verem os ancestrais.
     Pela mesma razão, acho que o pessoal do Piratini e do Ferroviário talvez não tenham fotografias da época, porque certamente foram destruídas em alguma enchente que atingiu a cidade. 

2 comentários:

  1. Por gentileza,se vocês tem o contato do senhor Gino Orselli para fazermos um contato ? Administramos a page do clube e gostaríamos de mais material, se vcs podem nos ajudar.

    ResponderExcluir