sexta-feira, março 11

Memória timesdors: Amistoso Internacional - Veterano X Nacional em 1970




    O ano de 1970 foi derradeiro para o Veterano Futebol Clube de Carazinho. O clube estava em adiantadas negociações com seu arquirrival Glória para efetuar uma até então temerária  fusão, que mais tarde culminaria com o surgimento do Atlético de Carazinho.

 
    Dentro de campo o clube mantinha uma forte equipe pronta para enfrentar a Segunda Divisão estadual, caso a fusão não se concretizasse.
     Nos meses de janeiro e fevereiro daquele ano foram marcados pomposos amistosos. Primeiro contra o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, no dia 25 de janeiro, em que o auri-negro conseguiu um surpreendente empate em 1 a 1 com a equipe da capital. 
    A direção do Veterano convidou o Nacional de Asunción, Paraguai, clube que estava excursionando no Brasil durante sua pré temporada em preparação ao Campeonato Paraguaio. 
     O jogo ocorreu em 15 de fevereiro de 1970, no Estádio da Vila Santo Antônio (hoje chamado de Paulo Coutinho) e que historicamente é lembrado como a única partida internacional na história da agremiação.

    O Jornal Diário da Manhã de Passo Fundo noticiava o jogo da seguinte maneira:


    Jogando na cidade de Carazinho domingo último, Club Nacional, terceiro classificado do Campeonato Paraguaio de 1969 sofreu a segunda derrota em gramados brasileiros ao baquear ante a ótima equipe do Veterano Futebol Clube por 1 a zero.
Triunfo memorável

     A vitória do Veterano entrou para a história do futebol regional por tratar-se da primeira partida internacional e frente a um conjunto renomado como o Nacional do Paraguai uma das mais tracionais equipes daquele país.
Waldemar

     O único tento da partida foi de autoria do goleador Waldemar que mesmo se encontrando fora de forma, tem conseguido marcar gols significativos para o Veterano, como o do empate contra o Grêmio.

Deu prejuízo
     O jogo teve seu lado profundamente lamentável: os dirigentes do Veterano que fizeram de tudo para oferecer à região um jogo internacional não foram correspondidos pelo público, pois o mesmo deu enorme prejuízo, beirando a casa dos 5 mil Cruzeiros Novos.
      A hipótese seria, para a direção do Veterano, que o Nacional havia disputado dia 12 de fevereiro, três dias antes do jogo em Carazinho, amistoso contra o Internacional em Porto Alegre, sofrendo um derrota por 3 a 0, afastando assim o interesse do publico para a partida.

O Veterano de 1967.



Nenhum comentário:

Postar um comentário