sexta-feira, março 27

Memória timesdors - Os dois Atlânticos em Erechim

    A pesquisa feita abaixo do historiador do futebol Gaúcho Douglas Rambor nos esclarece uma dúvida histórica sobre a existência de dois clubes chamados Atlântico, no município de Erechim:
    Nos traz também uma linha do tempo com os modelos de distintivos utilizados pelo clube no decorrer dos anos.

      Em 03 de fevereiro de 1937  foi fundado o Atlântico Foot-Ball Club, este foi criado por algumas pessoas ligadas à Societá Italiana de Mutuo Socorro Carlo Del Preti (nome do Clube Sportivo e Recreativo Atlântico na época) em 1938 devido ao Decreto Lei de Nacionalização das Entidades, influenciados pelos fundadores do Atlântico FBC, que desde 1938 também eram sócios do clube o nome do Atlântico, clube social, passa a ser Sociedade Recreativa e Beneficente Atlântico, porem os dois clubes continuaram separados a parte social do parte esportiva ate 1940.
     Houve variações nos escudos a medida que o município trocava de nome, este período compreendido de 1918 até 1938 ocorreram algumas  mudanças breves do nome: Erechim, Paiol Grande, Boa Vista do Erechim e novamente Erechim
      Disputando o Campeonato Citadino de Erechim o rubro-verde foi Tricampeão da cidade em 1937, 1938 e 1939. Neste período ainda existiam os dois clubes de formas separadas.
      Os dois Atlânticos embora compartilhassem vários sócios em comum, em 26 de maio de 1940 as duas entidades se fundem formando o Clube Sportivo Atlântico, a partir deste momento, não mais existiam a Sociedade Recreativa e Beneficente Atlântico e o Atlântico Foot-Ball Club, neste momento foi então usado o 3º modelo de escudo abaixo, que foi usado somente em 1940.
Club Sportivo e Recreativo Atlântico em 1940. Fonte: Douglas Rambor
     Em 1944 o município volta e se chamar Erechim então vamos considerar o escudo do anexo 6 sendo de 1944-1976.
     No ano de 1976 quando o CER Atlântico fecha o departamento de futebol profissional, alguns sócios não conformados, com tal medida da direção, ativam novamente o velho Atlântico Futebol Clube (fusionado em 1940) que existe até hoje, usando o escudo parecido com o primeiro, e que podemos ver abaixo com o galo de mascote na parte superior do escudo.
      Em 1991 para sacramentar de vez o fim do futebol de campo do Galo Erechinense é demolido a "Baixada Rubra".
     Neste mesmo ano de 1991, sob a presidência de Vinicius Dimas Pedrollo, o Atlântico Futebol Clube inaugura o "Parque do Galo", estádio que atualmente abriga as escolinhas de futebol do Atlântico Futebol Clube.
Fonte: Arquivos Pessoais de Douglas Rambor, Telmo Paravisi Machado, Lucas Scherer, Mário Ielo.
Jorge Antônio Alba: Memórias do CER Atlântico



HISTÓRICO DOS ESCUDOS


Primeiro Escudo

Atlântico Foot-Ball Club fundado em 03.02.1937
Escudo utilizado somente no ano de 1940. A partir de 26/05/1940, com a fusão dos dois Atlânticos
Escudo de 1941 a 1944
Escudo da década de 1960

Escudo atual do CER Atlântico

Escudo atual do Atlântico Futebol Clube

Um comentário:

  1. Olá, meu pai José Aracildes von Holleben (apelido Cid ou Cidão), é o goleiro da foto de 1940. Tenho outras fotos dele como jogador.

    ResponderExcluir