quinta-feira, dezembro 25

Memória timesdors - História do Botafogo de Fagundes Varela

História do Botafogo de Fagundes Varela


“O Botafogo fez com que seu distrito se transformasse num município, no pensamento de muitos amantes do futebol de todo o Brasil” (Jornal Folha Popular, de 10.11.1981, Porto Alegre).


     O Esporte Clube Botafogo foi fundado em 17 de dezembro de 1949, com o objetivo, conforme ata, de “atender o apelo dos atletas amadores, difundir o civismo e a cultura física através do futebol e promover, entre seus associados, diversões de caráter social, cultural e recreativo.” 
     O Botafogo absorveu os times conhecidos como Arranca Toco, Belavistense, Barranco, Torresmo. “Em certa época, havia muita rivalidade entre o Barranco, que eram os da
Sede do então distrito de Bella Vista, e o Torresmo, formado pela turma da Cooperativa” (diz Clóvis Molossi).

Arranca Toco, em 1930, clube que tinha como cores oficiais o vermelho e preto. Deu origem ao Botafogo em 1949: (de pé) Treinador Jorge, Arnaldo Silvestre, Avelino Barato, Alberto Lunardi, Ernesto Arcan, Orestes Bassani e o Subprefeito João de Deus Silveira; (no meio): Guerino Molossi, Alberto Negreto e Nelson Barato; (frente): Francisco Giotto, Raul Alexandretti e Carlos Sottili.


   

Esporte Clube Botafogo em dezembro de 1949. Nesta época os atletas jogavam com uma touca de tricô para prender os cabelos. (de pé): Hermindo Bassani, Attílio Bassani, Egídio Bassani, Ezequiel Moreschi, Dário Molossi, Arlindo Roncato e o treinador Aleixo Sfredo. (agachados): Antônio José Pierozan, Guilherme Testa, Domingos Frans, Olmes Molossi, Celeste Zardo e Flávio Reali (com a bola).
      A partir da década de 1960 adotou como cores oficiais o preto e o branco. Não temos a confirmação de que cores o clube usava antes da mudança.      
 
Botafogo em 1967, por ocasião da bênção das camisas. (da esquerda): Nilo Fantini, Ivo Rigo, Antônio Fantini, Gervásio Fantini, Luiz Fantini, Sebastião Rigo, Henrique Malacarne, Hermelindo Salvetti, Pedrinho Carlesso,
Valdir Salvetti, Ricieri Papini e Pe. Pedro Casara.

     
     Em 1968, a Nota Oficial nº 7/68 Federação Gaúcha de Futebol concedeu filiação ao E.C. Botafogo, classificando-o na Categoria de Amadores. Em 19 de janeiro de 1972, pela Nota Oficial nº 5/72, expedida a licença para criação do departamento de Futebol Profissional.
     Na época, noticiou-se na imprensa que a agremiação tornou-se o primeiro clube profissional do Brasil com sede num distrito, o que na verdade hoje sabemos que anteriormente houveram outros, mas que de maneira nenhuma desmerecem o feito alvi-negro.
     Neste mesmo ano, no dia 20 de fevereiro, faz sua estreia na Divisão Especial do futebol gaúcho, a Segundona, contra o Clube Atlético Veranense, em Veranópolis, vencendo-o pelo placar de dois a um. Nesta memorável partida o Botafogo jogou com: Moacir Paulo Molossi, Antônio Moreschi, Antônio Dalla Líbera, Ambrosio Ferronato, Osni Rossi, Ademir Molossi, Fedélis Zago, Valdemar de Carli, Sérgio Fellini, Pedro Paulo Spiller, Ademir Molossi e Alberto Bassani. Os gols foram marcados por Alberto e Fellini.
     O Botafogo participa de competições oficiais até 1993 quando se licencia. Nessas duas décadas, a equipe divulgou o nome de Fagundes Varela, através de seu futebol, com suas heroicas partidas, enfrentando equipes profissionais de todo Estado e de suas vitórias e títulos a nível regional. “Tivemos, nesse período, jogos moráveis” (diz Jorge Bassani).
     O plantel da equipe era formado, na sua base, por jogadores filhos da terra ou atleta que tinha vínculo com Fagundes Varela. “Talvez, á maior importância que o Clube representava referia-se ao fato de que ao jogarmos fora de casa não estávamos apenas jogando uma partida de futebol, mas representando uma comunidade, levando o nome de Fagundes Varela para os lugares onde não era conhecido. Em casa, proporcionando um lazer com emoção, que mexia com os amantes do
esporte” (diz Valdemar De Carli).
     O Botafogo foi destaque na imprensa nacional: “Fez com que seu distrito se transformasse num município, no pensamento de muitos amantes do futebol de todo o Brasil, quando, em 1979, foi
manchete da revista Placar”
(Jornal Folha da Tarde, edição de 10.11.1981, Porto Alegre). Outra façanha foi ser integrante da Loteca Esportiva, jogo nº 2, concurso 042, de junho de 1990, enfrentando o Esporte Clube São José de Porto Alegre.

Botafogo em 1974, que foi a base da primeira equipe profissional: (de pé): Luiz Zago, Ambrósio Ferronato,
Antônio Moreschi, Osni Rossi, Antônio Dalia Libera, Treinador João Carlos Souto. (frente): Fidélis Zago,
Valdemar De Carli, Sérgio Fellini, Pedro Paulo Spiller, Ademir Molossi e Alberto Bassani.
     Segundo o ex-Presidente Sérgio Nonnenmacher “o Botafogo de Fagundes Varela fez história no mundo esportivo ao disputar a Segunda Divisão de Profissionais com sede num Distrito, fato que impressionava as equipes visitantes pelo tamanho da cidade, e ao chegar ao título de campeão do interior das Escolinhas de Futebol, em 1994, superando as equipes como da SER Caxias e do EC Juventude, perdendo apenas pelo Sport Club Internacional e Grêmio Foot-Ball Portoalegrense.
     Os presidentes do Botafogo foram os seguintes: Alfredo Reali, Aleixo St redo, Antônio Faccenda, Attílio Bassani, Idolino Tedesco, Artur Smaniotto, Aldérico Nelson, Vanir João de Carli, Severino De Carli, Oscar Dalia Libera, Getúlio de Carli, Volnei Moro, Alberto Bassani Sérgio Nonnenmacher.
Além destes, o Botafogo sempre contou com o apoio dos simpatizantes e de seus colaboradores anônimos.

Botafogo em 1974: (de pé): Edgar Bombana, Jair Dalia Libera, Antônio Dalia Libera, Moacir Molossi, Odorico Mattiuz e Laurindo da Cruz.(frente): Antoninho Cattivelil, Getúlio De Caril, Oscar Dalia Libera, José Palm e Valdemar De Carli.
 
Botafogo em 1987:
(Atrás): Luiz Mattiuz, OlIrlo Migon, Agostinho, Dirceu Moreschi, Mário Bassani, Volnei Moro, Sumar Dalia LIbera. (Frente): Valdemar Gasparin, Cláudio Testa, Jorge Bassani, Gilmar De Caril, Ronaldo Regia.
Veteranos e colaboradores do Botafogo em 1963: Luizinho Pierozan, Tréssino, Aleixo Alfredo Reali, PeCasara, Hermindo Dário Molossi, Mário Guilherme Rui. Genoir Tacca, Hermelindo Conte, Netson, Severino Guilherme Testa, Bassani, José EgIdlo e Volnel Reali. (de pé): Avelino Sf redo, Pedro Bassani, Bisatto e (frente): Ribeiro, Aldérico De Caril, Attílio Bassani
Escolinha do Botafogo, campeã gaúcha do interior em 1994. (de pé): Valtair Duz, Adalberto Dalia
Libera, Matias, Michel Molossi, Henrique Nonnenmacher, Márcio Vivan, (?), Douglas Rossi, Vagner Duz, Luiz
Frasson e os Presidentes Sérgio Nonnenmacher e Alberto Bassani. (frente): Leandro Tonial, Júlio Spagnolo,
Conte, Marciano Moreschi, Alberto Bassani Júnior, Márcio Moreschi, Jucimar Darás, Daniel Rui e (?).
Também participaram do campeonato: Gean Sottili, Gustavo Ferronato, Elizandro Tonello, Clóvis
Binda, Alexandro Benetti, Osmar Duarte Henrique e Vosmir Fabian, o Sananduva, (jogou no Porto
de Portugal).
Campeão gaúcho Amador em 2004

     Após retornar ao Estadual Amador no ano de 2003, no ano seguinte, em 2004, exatamente a dez anos atrás o Fogão enfrentando adversários tradicionais como Gramadense, Taquarense, Vila Rosa, conquistava o maior título de sua história: o de Campeão gaúcho Amador fazendo a final com o Juventude Operária de Ibirubá. Nas duas finais venceu o alviverde ibirubaense por 1 a 0 na partida de ida e um empate em 1 a 1 na casa do adversário garantiu a conquista histórica.
Nas últimas temporadas ficou com o vice-campeonato Estadual de Amador em 2012 e 2013.

Estádio Olmar de Carli: 

     O primeiro campo de futebol estava localizado na Rua Visconde de Pelotas, em terras do Sr Perin, no período de 1930 a 1950. Depois, foi transferido para as terras da Cooperativa. Nesta época, o antigo estádio era cercado de tábuas. Com a instalação do loteamento, a área do campo passou para a Prefeitura Municipal. Esta, em 1991, iniciou os trabalhos de reformas
gerais do mesmo, sendo inaugurado em 1992 com a presença dos veteranos do Internacional de porto Alegre. Hoje o Estádio possui arquibancadas cobertas e iluminação e abriga não só as partidas do Botafogo, válidas pelo Estadual Amador, como o Campeonato Municipal de Futebol.


Pavilhão do Estádio Olmar de Carli. Fonte: http://www.redesul.am.br

Fontes: 
- texto adaptado do Livro História de Fagundes Varela, 1888 - 1999 de Argel Rigo. 
- www.rsssf.com
- Facebook (Prefeitura de Fagundes Varela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário