sexta-feira, maio 30

Memória timesdors - Futebol em Seberi

           Agora vamos acompanhar um breve histórico do futebol no município de Seberi/RS em que utilizamos como principal fonte o livro Seberi - 109 anos de história, escrito em 1988 pelo Conselho Municipal de Educação daquele município.
          Vale a pena ressaltar que acrescentamos algumas informações para que o texto ficasse com um maior poder de interpretação:


Seberi registra a criação de três clubes de futebol em seus anais esportivos:


O primeiro deles foi o Esporte Clube Cruzeiro fundado em 30 de outubro de 1932. Suas cores distintivas: azul e branco. Seu primeiro presidente foi Arizoli Chaves.
Guilherme Argenta conta:
“Começamos o futebol aqui. O primeiro time foi o Fortalezense. O time era assim: eu, Armando Argenta, meu irmão, o “Filhinho”, o Leopoldo Kuh, o Alfonso Chaves, o Arizoli Chaves e o Avelino Folmann. O nosso instrutor era um fiscal estadual que parava no hotel Gaetner.
Nosso Primeiro jogo foi em Frederico. Havia muita aposta em dinheiro por fora. O josé Inácio que era açougueiro foi junto. Perdemos de 1 X 0 porque chutaram até o goleiro, com a bola na mão, dentro da goleira. O monsenhor Vitor Batisttela era o juiz, “roubou” muito. Eles deram três gols de vantagem para nós. A noite no baile o Inácio nos deu a copa franca porque ganhou muito dinheiro.
O campo ficava onde se localiza hoje a chácara do Dr. Luiz Castanho. Havia uma planície e lá era o nosso campo de futebol. Nossas camisetas eram azuis e brancas. O calção branco. Mais tarde o Fortalezense se transformou em Cruzeiro.”
Em 14 de setembro de 1956 foi fundado o Seberiense Futebol Clube com as cores distintivas verde e branco. O Seberiense deu origem ao Independente.
Em 20 de setembro de 1960 cria-se o Independente Futebol Clube. Suas cores distintivas são o verde e o amarelo. O primeiro presidente foi o Dr. Frederico João Cerutti, benfeitor e patrono do clube cujo estádio leva o seu nome.
A finalidade principal do Independente é o futebol.
Atualmente temos dois clubes: o Esporte Clube Cruzeiro e o Independente Futebol Clube, filiados à Federação gaúcha de Futebol.
A disputa esportiva entre eles constitui o clássico da cidade.
No ano de 1984 o prof. Sérgio Giraldi (chefe do Dep. Municipal de Desportes) criou o Campeonato Municipal varzeano. No primeiro ano sagrou-se campeã a equipe do Esporte Clube Ouro Verde de Linha Chico Domingo.

Outros times de  futebol atuantes nas comunidades do interior do município (em 1988):
Santos Futebol Clube – Lajeado Bonito;
Flamengo Futebol Clube – Lajeado Pôncio;
Flamengo Futebol Clube – Lajeado Bonito;
Esporte Clube Riograndense – Ponte Fortaleza;
Esporte Clube Unidos Venceremos  – Linha Boa Vista (hoje município de Boa Vista das Missões);
Esporte Clube Cantareira  – Linha Pessegueiro (hoje pertence ao município de Taquaruçu do Sul);
Esporte Clube Estrela Dalva  – Cidade;
Esporte Clube Vila Nova – Cidade;
Esporte Clube Palmeiras – Linha Galvão;
Esporte Clube Harmonia – Linha Barrinha;
Esporte Clube Ouro Verde – Linha Chico Domingos;
Esporte Clube Serrano – Linha Mundo Novo;
Esporte Clube Aliança Jovem – Linha Barra Funda;
Esporte Clube Percianello – Linha Percianello;
Esporte Clube Palmeira – Linha Carmo;
Esporte Clube Esportivo – Lajeado do Meio
Esporte Clube Ideal – Linha Nova;

Santos Futebol Clube de Lageado Bonito, Seberi

Fonte: Facebook 


Esquina 800

A Esquina 800 surgiu de uma reunião de amigos, no dia 10 de fevereiro de 1981, na esquina da rua Pinto Bandeira com a avenida General Flores da Cunha, no n° 800, ponto onde um grupo de jovens, diariamente, se encontrava para um bate-papo e costumavam camar-se uns aos outros de “irmãos”. Surgindo aí o nome “Irmãos da Esquina 800”.
A ideia de formar um bloco carnavalesco veio por que o carnaval em Seberi, naquela época não era muito animado, pois havia apenas um bloco.
Os fundadores foram: Adão do Prado, Odi Ceolin, Vaner do Prado, João Antônio Simões da Costa, Nei Ceolin, Ênio Ismael Barbosa Cezar da Silva, que foi seu presidente.
Anos mais tarde o bloco decidiu criar uma equipe de futebol de campo para disputar o Campeonato Municipal.
Hoje, em 2014 ainda temos os seguintes clubes: União de Amigos da cidade, Atlântico da Linha Noro.

FUTEBOL DE SALÃO:

Sociedade Esportiva e Recreativa Bafo
            Fundado como um bloco de carnaval, montou um time de futebol de salão no ano de 1988, disputando assim o Campeonato Estadual de Futebol de Salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário