sexta-feira, junho 5

A profissionalização do Lutador de Estação

   A profissionalização do Lutador de Estação

 Por Guilherme Paravisi Machado

   
     Fundado em 23 de novembro de 1942, o  Lutador Futebol Clube foi um dos mais tradicionais clubes de futebol amador do norte do estado do Rio Grande do Sul, disputando o Campeonato Gaúcho de Amadores e inclusive sendo vice campeão em 1955 e 1965, além de ser vice campeão da Serra em 1964, também foi campeão citadino de Getúlio Vargas em cinco oportunidades: 1955, 1962, 1963, 1964 e 1965, pois Estação pertencia a cidade de Getúlio Vargas. Lembrando que até hoje Estação está situada a apenas 4 quilômetros de distância de Getúlio Vargas.


      Em 1º de dezembro de 1949 ganhou da prefeitura de Getúlio Vargas uma área de 9 mil metros quadrados para a construção de sua praça de esportes.
     Durante a era amadora o Lutador nutriu uma grande rivalidade com o Tabajara Futebol Clube e com o Guaíba Futebol Clube da cidade de Getúlio Vargas. Com a fusão destas duas agremiações surgiu o Taguá, que tornou-se também o seu maior rival, disputando a hegemonia da cidade. Com a profissionalização do Taguá em 1965, o Lutador não ficou atrás de seu rival e também tornou-se profissional. Na sua profissionalização foi dirigido pelo presidente Demétrio Brandalise, este  que levou o Lutador a suas maiores conquistas no cenário amador estadual. 
     O alvi-azul preparou-se para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de 1966, mantendo a base que foi vice campeã amadora do Rio Grande do Sul em 1965, reforçando o time com a contratação do técnico Chinês (Joel Campos de Lima) jogador do tradicional Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de julho de Passo Fundo. Também para a disputa foram contratados jogadores Lelli ex-jogador do Atlântico e do Taguá e Onedir zagueiro central ex-jogador do Taguá.   
       Sua estreia como profissional foi em 12 de Julho de 1966 no Estádio Dr Celso da Cunha Fiori, em Passo Fundo contra o 14 de julho, onde antes da partida o clube mandante o 14 de julho de Passo Fundo fez uma bela homenagem ao Lutador pela sua profissionalização entregando um "Cartão de Prata", que foi recebido pelos dirigentes e jogadores do clube de Estação.
     Porém a homenagem ficou apenas fora de campo, pois durante o jogo o 14 de julho foi muito superior ao adversário de Estação e abriu o placar já aos oito minutos do primeiro tempo com Zangão marcando um zero para os passo-fundenses. O Lutador até tentou demonstrar reação porem acabou levando mais gols aos 15, 35 e aos 48 minutos fechando o primeiro tempo com quatro a zero para o 14 de Julho. Aos três minutos do segundo tempo o atacante Bebeto futuro Canhão da Serra, ídolo do rival Sport Club Gaúcho e da SER Caxias, fez 5 a 0. O 14 de julho voltou a marcar ainda a marcar aos 20 minutos e aos 48 fechando o escore por 7 a 0, tendo o meio campo Zangão marcado três vezes e Bebeto o Canhão da Serra outras duas vezes.
      Em 24 de julho de 1966, o Lutador retornou a Passo Fundo, para jogar desta vez contra o SC Gaúcho, no antigo estádio Wolmar Salton, e foi mais uma vez goleado, agora, por 8 a 0, marcando o confronto entre o líder da "Zona 3" o SC Gaúcho e o lanterna Lutador Futebol Clube de Estação.     
      Durante a competição o Lutador foi o último colocado perdendo todos os jogos e durante a décima primeira rodada havia levado 46 gols e feito apenas três.
       O clube manteve suas atividades regulamente até o final da década de 1980. Em abril de 2015 a Prefeitura Municipal de Estação encampou a área pertencente ao clube para uma futura construção de um ginásio de esportes.





Na estreia do Lutador FC como profissional, contra  o GER 14 de Julho de Passo Fundo, as duas agremiações foram a campo com a seguinte formação:
14 de Julho: Cavalheiro, Beto, Della Vecchia, Mario e Kirinus; Zangão, Roberto, Mariotti, Santarém, Armando e Bebeto.
Lutador: Veludo, Olivar, Hilário, Julio, Adolfo, Nini, Lelli, Neves, Tole, Barriquelo e Luizinho.
Arbitragem de Nede Brum Neves e auxiliares Clodomiro Machado e Luiz Carlos Mader.


Jornal O Nacional de junho de 1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário