sexta-feira, janeiro 9

Memória timesdors - História do SC 14 de Julho de Santa Maria

  O Sport Clube 14 de Julho de Santa Maria foi fundado em 1912 por integrantes do Colégio Santa Maria que já havia sido fundado em 12 de fevereiro de 1905 como Gymnasio Santa Maria. Nesta época, o diretor do “Gymnasio” era o Irmão Eduardo.

Foto da primeira sede do clube, que até hoje localiza-se no Colégio

     O nome veio da inspiração da Revolução Francesa, o 14 de Julho simbolizava a data máxima deste acontecimento.
     Santa Maria possuía tradição em esportes, os dois primeiros clubes de futebol da cidade foram fundados num espaço de dois meses, onde o Sport Club 14 de Julho, do Ginásio, veio a contribuir com a prática do futebol e outras modalidades esportivas.
     Um fato inusitado aconteceu no jogo válido pelo campeonato municipal em 15 de maio de 1921, quando o 14 de Julho perdeu por Wo para o Riograndense FBC, por que os jogadores do 14 de Julho eram todos alunos do Ginásio Santa Maria e foram obrigados a participar de uma procissão na hora do jogo.
      Neste mesmo ano de 1921 dois alunos do Colégio Santa Maria, oriundos de Passo Fundo que jogavam no 14 de Julho, Dionísio Lângaro e Telêmaco Pires, ao retornarem à sua cidade natal resolveram prestar uma homenagem ao tricolor santa-mariense, fundado o Grêmio Sportivo 14 de Julho. porém as cores deste novo time foram vermelho e branco, deixando de lado o verde pois em Passo Fundo já havia um clube verde e branco, o Sport Club Gáucho.     Por muitos anos o 14 santa-mariense representou futebolisticamente o colégio no cenário citadino e regional. No campeonato citadino da categoria principal, iniciou sua participação logo nas primeiras edições e encerrou sua participação provavelmente em 1932.
    Passou muitos anos disputando o certame amador, ou como dizia-se antigamente "Campeonato Varzeano" da cidade, no qual sagrou-se campeão em quatro oportunidades.
      Na temporada de 1956 disputou 18 partidas, venceu 14 e empatou as outras 4, finalizando a temporada de forma invicta.

SC 14 de Julho em 1956
 

     No final década de 1940 revelou para o mundo Valdemar Rodrigues Martins, mais conhecido pelo apelido de Oreco que é considerado o maior jogador da históra do futebol de Santa Maria. Polivalente, atuou como ponta-esquerda, lateral-esquerdo, lateral-direito e quarto zagueiro.
      Demonstrava grande facilidade em se adaptar a novas posições. Transferiu-se para o Internacional de Santa Maria em 1949, SC Internacional e SC Corinthians, e encerrou jogando em clubes do exterior na década de 1970. Seu maior feito foi ter sido Campeão da Copa do Mundo da Suécia em 1958 com a Seleção Brasileira, na oportunidade era reserva de Nilton Santos. Faleceu em 1985, vítima de um infarto, enquanto jogava uma partida de futebol com amigos.
     Hoje a entidade encontra-se com o departamento de futebol desativado, porém em 2012, no ano de seu centenário o colégio organizou uma série de homenagens para comemorar a data histórica.


Professores do hoje Colégio Marista Santa Maria com a camiseta do clube, na homenagem do centenário prestada no ano de 2012.
Fontes:
- Colégio Marista Santa Maria
- Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário